Autoconfiança: Como ajudar seu filho a desenvolver?

Como o próprio nome diz, a autoconfiança significa confiar em si mesmo. Para chegar a esse estágio, a maior parte das pessoas passa por um longo processo de construção até entender e admitir que ela tem capacidade de enfrentar as mais diversas situações que a vida propõe. Quanto mais cedo esse processo começa, mais cedo o resultado chega! Por isso, fique de olho nessas dicas que vão ajudar você a estimular o seu filho a desenvolver a sua própria autoconfiança.






Delegue tarefas

A criança precisa perceber que tem capacidade de realizar tarefas cotidianas - de acordo com a sua faixa-etária, é claro. Por isso, dê a ela a responsabilidade de guardar os seus próprios brinquedos a partir dos dois anos, de arrumar a cama a partir dos quatro, de ajudar a guardar as compras a partir dos seis.

E mais importante: quando ela fizer algo errado, oriente-a, mas jamais refaça aquela atividade, porque isso vai transmitir a mensagem de que ela não é capaz e isso compromete muito a construção da autoconfiança.


Se interesse por suas atividades

Quando seu filho quiser mostrar o desenho que fez ou contar sobre alguma atividade realizada na escola, procure ouvir com atenção. Faça perguntas que a estimulem a falar mais sobre aquilo. Isso demonstra que os interesses da criança são relevantes.


Critique o comportamento e não a pessoa

Aos pais, cabe a tarefa de corrigir e orientar a criança, isso é inquestionável. Mas a forma de abordá-la faz toda a diferença! É preciso tomar cuidado para não criticar a criança em si, mas sim o comportamento que ela teve e que não condiz com o ideal. Por exemplo: nunca fale para o seu filho “você é muito chato” se ele estiver fazendo birra, mas sim, “isso que você está fazendo não é legal”, ou algo do gênero.


Saiba elogiar

Muitos pais estão tão focados em corrigir aquilo que o filho faz de errado, que se esquecem de celebrar as conquistas. Quando a criança aprender a amarrar os sapatos sozinha, elogie! Quando tirar uma boa nota na escola, elogie também!

Não importa o tamanho da conquista, mas sim fazer a criança se sentir valorizada por ela. Porque isso vai reforçar o quanto ela é capaz de realizar aquilo que se propõe.


Desafie o seu filho

Seu filho já monta um quebra-cabeças de 50 peças com facilidade? Então, que tal presenteá-lo com um de 100? Ele já consegue montar uma torre de lego em poucos segundos? Que tal convidá-lo para construir um castelo?

É muito importante incentivar o seu filho a superar os próprios limites, mas aqui vale um adendo: cuidado para não exigir algo que ele ainda não consegue realizar, porque isso pode gerar um sentimento de frustração. Por isso, para assumir esse papel de desafiar, primeiro os pais precisam ter a sensibilidade de compreender o desenvolvimento da criança individualmente.


Nós também podemos ajudar o seu filho a se tornar um indivíduo mais autoconfiante. Entre em contato conosco agora mesmo para conhecer melhor o nosso trabalho!

0 visualização
 

13 3232-1288

©2018 by SEjá +. Proudly created with Wix.com