Buscar
  • Profª Gabrielli Maia

Como despertar o líder dentro de si desde a infância?



A questão da liderança divide opiniões. De um lado, temos especialistas que afirmam, baseados na astrologia, que algumas pessoas são líderes por natureza, já outras não. Do outro, temos cientistas da psicologia que alegam que a liderança é uma qualidade que pode ser desenvolvida, desde que a pessoa passe por uma série de eventos ao longo de sua vida.

A segunda tese é a mais aceita pela ciência e pela sociedade, por uma questão que a própria experiência ou realidade cuida de explicar. É possível despertar a liderança que há dentro de todos nós. A seguir, conheça algumas maneiras de estimular isso dentro de si desde a infância!


Voluntariado

O voluntariado é uma oportunidade que temos para trabalhar não só a questão da sociabilidade, ou seja, a nossa capacidade de se envolver com pessoas e projetos sociais e culturais, mas também é uma chance que temos para desenvolver a liderança.

A maioria dos projetos sociais e culturais de natureza voluntária é carente de pessoas que se arrisquem, conduzindo atividades e orientando, de modo geral, pessoas.

Hoje, existem projetos sociais e culturais em diversos locais, como igreja, escola, etc. Escolha um que possua afinidade e coloque seu filho nele.


Liderança em de sala de aula

Na escola, como sabemos, toda sala de aula possui um líder ou presidente, que tem a missão de levar as dúvidas e questões gerais relacionadas aos alunos para os diretores da instituição, de modo que, conjuntamente, sejam encontradas soluções.

Se observar bem, ser presidente ou líder em sala de aula se equipara, e muito, com o papel exercido por um vereador. Tanto aquele como este cuida de um pequeno núcleo de interesses. Portanto, estimule seu filho nesse sentido.


Programas de desenvolvimento pessoal

Hoje, existe uma numerosa quantidade de programas que visam o desenvolvimento pessoal de estudantes jovens, despertando neles não só a liderança, mas a capacidade de resolver conflitos e de se relacionar com pessoas de origens étnicas das mais variadas procedências.

Como exemplo temos o programa Jovens Embaixadores, de responsabilidade dos Estados Unidos, que se destina a selecionar jovens que possuam entre 15 a 18 anos para viver uma experiência por três meses nas embaixadas brasileiras nos Estados Unidos. É uma boa oportunidade para seu filho!


Liderança na comunidade

Uma outra maneira de desenvolver a liderança que há em cada um de nós é se conscientizando de nosso papel dentro da comunidade na qual vivemos.

Conhecer os problemas que a comunidade passa e ajudar a resolvê-los, sugerindo soluções ou ideias, exercendo assim a cidadania, bem como o lado político e social que temos, é uma excelente forma de estimular a liderança desde cedo.

Quem sabe você o seu filho se torne o vereador que a comunidade precisa para garantir maior representatividade dentro do legislativo?

Como podemos ver, a liderança é uma qualidade que pode ser desenvolvida, desde que tenhamos consciência de que isso é possível.

Quando temos essa consciência, passamos a acreditar em nós, bem como em nossa capacidade de se colocar à frente de projetos que interessam a todos, visando assim o bem-estar o coletivo.



Gostou deste texto? Esperamos que sim! Aproveite o momento e confira outros postes em nosso blog! Assim, você fica por dentro de conteúdos relevantes que podem tornar o seu filho o líder do amanhã.

23 visualizações

13 3232-1288

©2018 by SEjá +. Proudly created with Wix.com