Quais as vantagens da aprendizagem socioemocional bilíngue?

Aprender não é apenas saber fazer conta, escrever bem ou dominar a história e a geografia. Especialmente para as crianças e adolescentes, que estão em fase de desenvolvimento, o aprendizado envolve muito mais do que os conhecimentos transmitidos pela escola, mas sim todo o conjunto de habilidades que irá resultar em um adulto funcional e preparado para lidar com qualquer situação. A aprendizagem socioemocional bilíngue garante muito deste preparo, ainda com o benefício de assimilar uma nova língua estrangeira.

A educação bilíngue é uma excelente iniciativa, especialmente para as crianças mais novas. Sua capacidade de aprendizado é incomparável. O cérebro destas crianças está em desenvolvimento, garantindo que existe muito “espaço” para ser preenchido por informações novas. Essa facilidade em aprender novas línguas é fácil de perceber em filhos de imigrantes, que pegam a nova língua com uma naturalidade muito maior do que os pais, que muitas vezes nem aprendem, e ainda sem praticamente nenhum sotaque.



Porém, o aprendizado da língua anda de mãos dadas com os aspectos socioemocionais. Existe uma relação bem clara entre o aprendizado bilíngue e as capacidades cognitivas, já que as crianças aprendem a pensar de maneira mais global, e a visualizar mais facilmente culturas distintas da sua.

Já as habilidades socioemocionais são ainda mais importantes. Seus impactos são visualizados, como o nome indica, nos aspectos sociais, emocionais e até mesmos nas suas habilidades de aprendizado e no desempenho acadêmico, já que todas acabam interferindo umas nas outras.


As habilidades socioemocionais seguem para toda a vida



As habilidades sociais e emocionais são a base para formar um adolescente e um adulto funcional e, mais importante, feliz. Os aspectos sociais se refletem no próprio ambiente escolar, diminuindo a incidência de casos de bullying e, ao mesmo tempo aumentando a facilidade da criança de interagir com os colegas e fazer novas amizades.

Na vida adulta essas habilidades se transformam em uma capacidade fundamental de trabalhar em equipe, o que é algo com o qual o profissional de qualquer setor precisa lidar.



Os aspectos emocionais também garantem uma vida muito tranquila tanto na infância e adolescência, quando na vida adulta. Ainda na escola, a criança tende a ser mais feliz e tranquila, diminuindo muito os problemas disciplinares, que quase sempre surgem como alguma consequência de algum transtorno emocional.

Ter uma base emocional bem forte na infância traz ótimas consequências para a vida adulta. Com um núcleo forte, é bem diminuído o contato com drogas, álcool e outras substâncias ilegais, cujo consumo muitas vezes surge por conta de uma certa fragilidade emocional.

Todos esses benefícios andam em conjunto. Uma criança mais feliz e sem estar afetada por nenhum problema emocional mais grave mostra uma facilidade muito maior de concentração. O bom relacionamento com os colegas e com a escola facilita o comprometimento e a motivação em aprender, e a ter um desempenho ainda melhor.

Todos esses fatores combinam e se alimentam uns dos outros. As habilidades socioemocionais e o ensino bilíngue ajudam a criar um ambiente em que a criança pode aprender com tranquilidade, alegria e motivação. Esses efeitos criam um equilíbrio emocional que irá ser a base para uma vida adulta muito mais feliz e estável. Nunca é cedo para começar, especialmente em um aspecto tão importante.

Para saber mais sobre esse estilo de ensino e ajudar a garantir um futuro, e um presente, melhores para o seu filho leia outros posts no nosso blog. E caso tenha alguma outra dúvida, entre em contato.

(13) 97412-6843

ou contato@sejamais.net


0 visualização
 

13 3232-1288

©2018 by SEjá +. Proudly created with Wix.com